26 de agosto de 2016

Conheça 3 tipos diferentes de combustível para seu churrasco

2 anos atrás

Combustível é uma substância que reage com oxigênio (comburente), liberando energia na forma de calor. Existem basicamente 3 combustíveis diferentes para grelhar / assar carne:

Carvão

Ideal para grelhar, pois produz calor intenso, de média duração, não mantendo a temperatura constante por longos períodos, não produz muitas cinzas. Lembre-se de nunca colocar a carne sem que o carvão esteja totalmente aceso. Nunca coloque carvão em excesso, pois irá abafar a brasa e diminuir a temperatura da churrasqueira.

Lenha

Pode ser usada para assar e grelhar, porém requer maestria, pois é mais difícil controlar a constância da temperatura. Deve ser usada uma madeira selecionada, pois nem todas servem para queimar. A lenha deixa um sabor e aroma muito característicos.

Gás

Comumente usado para grelhar. As churrasqueiras comerciais são movidas a gás, pois, conseguem atingir a temperatura ideal de forma rápida e extremamente constante. São práticas e de fácil limpeza, porém não produzem o aroma característico que faz parte da tradicional convivência ao redor da churrasqueira.

Bônus: Cerveja

Líquido combustível que move a maioria dos churrasqueiros e seus convidados. Sua ingestão deve ser moderada pois pode provocar efeitos colaterais. Aprecie com moderação e se beber não dirija.

Faça um churrasco ‘premium’ da fazenda e

nunca mais compre outra carne para churrasco